As 5 Mais Importantes Etapas no Desenvolvimento de uma Aplicação com Materiais Plásticos
Curso nos dias 15 e 16/12 , no Hotel Golden Park, Distrito Industrial de Campinas.
Dia 15/12/2015
1 – Mercado Alvo
Objetivo: Análise de Mercados Alvo para avaliar viabilidade da aplicação
Ferramentas:
· Canvas Business Model – ferramenta para gerenciamento estratégico para avaliação e desenvolvimento de modelo de negócio
· Matriz de SWOT ( Strenght; Weakness; Opportunities; Treats ) – ferramenta para análise de cenários e/ou ambiente competitivo, e a situação da aplicação para enfrentar este ambiente
· Business Cases – Relatório resumo das análises de mercado da aplicação, avaliando: aspectos estratégicos, de cientes, financeiros e operacionais.
2 – Voz do Cliente
Objetivo: Mapeamento e tradução das necessidades do cliente em requisitos de negócio
Ferramentas:
· Blue Ocean Strategy – Estratégia para identificação de “espaços” inexplorados para posicionamento de produtos ou serviços
· Modelo de Kano – Ferramenta para identificação e classificação dos requisitos de Clientes
· Stakeholder Analysis – Mapeamento dos tomadores de decisão e sua pre-disposição com relação a aplicação
3 – Qualidade da Aplicação
Objetivo: Tradução da voz do cliente em requisitos de produto (Qualidade requerida) e avaliação de sua viabilidade econômica
Ferramentas:
· QFD – Quality Function Deployment (Matriz 1) – Ferramenta para desdobramento de requisitos de clientes e parâmetros de produto
· Custeio de Inovação – Conceitos de custo e retorno sobre investimento para assuntos de inovação ou crescimento
Dia 16/12/2015
4 – Seleção de Materiais Plásticos
Objetivo: Por meio do conhecimento da influência da estrutura Química e Morfológica dos
Materiais Plásticos, identificar os que melhores atendem aos requisitos críticos para a qualidade da aplicação.
· Classificação dos Polímeros: Influência das estruturas Química; Fusibilidade; Morfológica e Mercadológica nas propriedades/características dos materiais plásticos
· Propriedades típicas dos principais materiais plásticos; Mecânicas; Térmicas; Elétricas; Óticas; Físicas; Químicas entre outras
· Modificadores: impacto dos aditivos; modificadores de impacto; cargas e fibras nas propriedades dos materiais plásticos
· Tipos comerciais: dos principais materiais plásticos comerciais
· Processamento: Princípios das principais técnicas de moldagem dos materiais plásticos
5 – Prototipagem
Objetivo: Demonstrar a importância da prototipagem rápida 3D na consolidação de uma aplicação antes de enviar para a fabricação final
· Esta etapa será ministrada pela empresa STRATASYS, líder na fabricação de equipamentos e prototipagem 3D
Para mais informações e inscrições entre em contato com:
Edson R. Simielli
Simielli – Consultoria e Treinamentos Corporativos Ltda
Cel: 11 9 8426-1813
Trabalho: 19 – 3251-1198
Fonte: Simielli