As 5 Mais Importantes Etapas no Desenvolvimento de uma Aplicação com Materiais Plásticos

Curso nos dias 15 e 16/12 , no Hotel Golden Park, Distrito Industrial de Campinas.

Dia 15/12/2015

1 – Mercado Alvo

Objetivo: Análise de Mercados Alvo para avaliar viabilidade da aplicação

Ferramentas:

· Canvas Business Model – ferramenta para gerenciamento estratégico para avaliação e desenvolvimento de modelo de negócio

· Matriz de SWOT ( Strenght; Weakness; Opportunities; Treats ) – ferramenta para análise de cenários e/ou ambiente competitivo, e a situação da aplicação para enfrentar este ambiente

· Business Cases – Relatório resumo das análises de mercado da aplicação, avaliando: aspectos estratégicos, de cientes, financeiros e operacionais.

2 – Voz do Cliente

Objetivo: Mapeamento e tradução das necessidades do cliente em requisitos de negócio

Ferramentas:

· Blue Ocean Strategy – Estratégia para identificação de “espaços” inexplorados para posicionamento de produtos ou serviços

· Modelo de Kano – Ferramenta para identificação e classificação dos requisitos de Clientes

· Stakeholder Analysis – Mapeamento dos tomadores de decisão e sua pre-disposição com relação a aplicação

3 – Qualidade da Aplicação

Objetivo: Tradução da voz do cliente em requisitos de produto (Qualidade requerida) e avaliação de sua viabilidade econômica

Ferramentas:

· QFD – Quality Function Deployment (Matriz 1) – Ferramenta para desdobramento de requisitos de clientes e parâmetros de produto

· Custeio de Inovação – Conceitos de custo e retorno sobre investimento para assuntos de inovação ou crescimento

Dia 16/12/2015

4 – Seleção de Materiais Plásticos

Objetivo: Por meio do conhecimento da influência da estrutura Química e Morfológica dos

Materiais Plásticos, identificar os que melhores atendem aos requisitos críticos para a qualidade da aplicação.

· Classificação dos Polímeros: Influência das estruturas Química; Fusibilidade; Morfológica e Mercadológica nas propriedades/características dos materiais plásticos

· Propriedades típicas dos principais materiais plásticos; Mecânicas; Térmicas; Elétricas; Óticas; Físicas; Químicas entre outras

· Modificadores: impacto dos aditivos; modificadores de impacto; cargas e fibras nas propriedades dos materiais plásticos

· Tipos comerciais: dos principais materiais plásticos comerciais

· Processamento: Princípios das principais técnicas de moldagem dos materiais plásticos

5 – Prototipagem

Objetivo: Demonstrar a importância da prototipagem rápida 3D na consolidação de uma aplicação antes de enviar para a fabricação final

· Esta etapa será ministrada pela empresa STRATASYS, líder na fabricação de equipamentos e prototipagem 3D

Para mais informações e inscrições entre em contato com:

Edson R. Simielli

Simielli – Consultoria e Treinamentos Corporativos Ltda

Cel: 11 9 8426-1813

Trabalho: 19 – 3251-1198

Fonte: Simielli